quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Desconsolos na Capital Gaúcha

Na capital Gaúcha, Porto Alegre, a terra do Felipão, há largos desconsolos com o consulado de Portugal. Parece ser mais um daqueles que vão sendo deixados ao abandono. Já lá não está o cônsul Pedro Coelho (foi para a Indonésia), apesar de ainda constar por aí o seu nome em listas oficiais. Mas isso de enganar o povo nessas listas, seja nos sites do MNE, SECP ou da embaixada, já estamos habituados: em Santos, Tanbém já lá não está o consul Fernando Araújo, ficou o pessoal a aguardar ordens (que tardam)...
Mas voltando à capital gaúcha: o consulado será dos que passam à categoria de vice-consulado. Mas como não há vice-consules, fica entregue a uma funcionária administrativa... Estando o seu funcionamento debilitado.

Este assunto, tal como o estado degradado das instalações consulares, já foi colocado no parlamento português através do Deputado Carlos Páscoa Gonçalves que este ano visitou o sul do Brasil. Ver abaixo os requerimentos do Deputado luso-carioca:
Funcionamento do Consulado de Portugal em Porto Alegre

Recuperação das instalações do consulado de Portugal em Porto Alegre
Mas os desconsolos já vêm de longe
Já há mais de 5 anos (princípios de 2003) o Deputado Carlos Luís questionava na A.R. o Governo da altura, sobre este consulado. »ver texto do Deputado Carlos Luís do PS»»»


Praça dos Açorianos em Porto Alegre
Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul.
Localizada junto ao rio Guaíba, no extremo sul do Brasil, fica a mais de 2.000 km de Brasília.
A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais portugueses (dos Açores) na primeira metade do século XVIII. No século XIX contou com a chegada de muitos imigrantes alemães e italianos (e também recebeu imigrantes árabes e polacos).
É a maior região metropolitana do sul do país, e a quarta do Brasil, com 3.959.807 habitantes (IBGE/2007).
Em 2004, Porto Alegre foi eleita pela consultoria inglesa Jones Lang LaSalle uma das 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo, e a única representante brasileira.
Em 2001, a cidade foi sede da primeira edição Fórum Social Mundial, evento agora itinerante, que enfoca as questões sociais do mundo actual... ( fonte: wikipedia )

...E para Portugal, isto não conta nada?

Temos aqui uma verdadeira telenovela (já assim lhe chamou o Deputado Carlos Luís).

É isto a "reforma consular" ou a "reestruturação" (como lhe chamavam antes) que esta rapaziada tem vindo a (não) fazer nas suas poltronas do Palácio das Necessidades? POLTRÕES!

Sem comentários: