quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dia Internacional dos Migrantes 18-12

Hoje é o nosso DIA, o Dia Internacional dos Migrantes, decretado pela ONU em 2000, celebrando os 10 anos da aprovação da Convenção Internacional sobre os Direitos dos Trabalhadores Migrantes e suas Famílias.
Esta Convenção da ONU, importante instrumento de defesa dos Direitos Humanos, ainda não foi ratificada por Portugal (o tal país das migrações sem fim) tal como o não foi pelos EUA, a União Europeia e países ricos. Estão à espera de quê?

Migrantes juntos seriam a 5ª maior nação
Expresso - ‎
O Dia Internacional do Migrante é hoje assinalado. Há 214 milhões em todo o mundo. Se todos os migrantes do planeta se juntassem num só sítio, seriam a quinta maior nação do Mundo. ...

domingo, 13 de dezembro de 2009

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Portugueses da Baviera contra cônsul imobiliário

Portugal mantém há muitos anos como único representante consular um cônsul honorário na cidade de Munique, capital da Baviera, da BMW (e da Siemens e outras grandes marcas). Quem já se está a passar das marcas são os portugueses que vivem naquele estado (land) alemão. eles dizem que o cônsul não é honorário, é imobiliário.

E querem a sua substuição por um serviço de apoio consular decente.
Ver abaixo-assinado aqui > http://consulhonorariomunique.blogspot.com/

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Joanesburgo - PARABÉNS!

O consulado de Portugal em Joanesburgo tem um cônsul bairradino que leva hoje os nossos parabéns, extensivos a todo o seu staff , a todo o pessoal daquele posto. Aí em baixo, dizemos porquê:

O Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo tem portal na nternet ( http://www.cgj.org.za/ ) e merece o nosso aplauso e parabéns. Perguntarão porquê?, já explicamos:
À margem do portal do SECP ou da treta do consulado virtual, o maior posto consular que temos na África do Sul criou um sítio informativo onde consta variada informação de interesse que vai desde a localização (com coordenadas GPS) até à lista do seu pessoal, desde o chefe, o diplomata Carlos Pereira Marques, até aos administrativos. Aqui ficamos a saber que este posto ainda tem um telefonista: não se rendeu ainda a essa treta caríssima e inútil que são os "call-centers".
Se todos os postos consulares tivessem assim um sítio informativo (alguns já tiveram e deixaram de ter) talvez fossemos poupados a muita demagogia e politiquice virtual que temos ouvido nos últimos anos.
NOTA:
Os parabéns foram dados mas, olhando o sítio com mais atenção, verifica-se que o mesmo já foi criado há algum tempo atrás. E tem informaçoes manifestamente desactualizadas: na embaixada em Pretoria já é outro o embaixador... E aquele endereço cgj.org.za não foi muito bem divulgado, pelo que poucos saberão da sua existência.
Assim, ficam os parabéns só por metade e é pena.

CARACAS -BRILHANTE CONSULEZA

Sim´, é Brilhante a Cônsul ou "Consuleza" de Portugal em Caracas, (assim já escreveu o jornal local dos madeirenses)... É Brilhante e Isabel (de seu nome Isabel Brilhante Pedrosa). E vai brilhando em "consulados itinerantes" ou em alargamentos de horários. Só que tal voluntarismo individual está longe de colmatar (compensar) a longa inércia e imcompetências do MNE/SG/DGA na gestão do pessoal consular, não substituindo os funcionários que morrem ou saem para a reforma, sem investir na formação e no factor humano... (é só milhões para as tretas informáticas fornecidas pelas empresas privadas dos seus amigos). E assim, o BRILHO de PEDROSA não vai durar muito.


consulado alarga horário»
jornal Correio de Venezuela: http://www.correiodevenezuela.com/
...




quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CCP desapareceu da net...

Será que também desapareceu do mapa?

Os governos tudo fizeram para o espatifar...
Na sua actual versão, já não totalmente eleito, mas incluindo escolhidos a dedo, parece que ainda se arrasta por aí.
Há umas comissões que já reuniram, mas pouco mais se sabe. Antes, havia uma página na net com alguma informação. deixaram caducar, e desapareceu.
Mas, como a net tem sistemas de arquivo, ainda se podem ver aqui versões de anos anteriores:
Era assim em Fevereiro de 2004 >o conselho permanente há 5 anos e em 2007 ...e em 2002

O Secretário Braga, não contente por espatifar parte da rede consular, ainda contribuiu para espatifar o CCP.
alguém quer deixar por aqui comentários?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Braga por um canudo?...

"As pressões para manter António Braga no Governo vieram de vários lados, mas um dos que mais se bateu pelo seu amigo foi Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga. E como Braga é de Braga o polémico autarca mexeu todos os cordelinhos para evitar o despedimento do amigo. Mas Luís Amado já prometeu que só vai ver António Braga por um canudo. " diz o CM
E esta treta de governo funciona assim?...


>CM

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

mudaram algumas moscas...

mas, no palácio, só mudou uma...
è por isso que alguns sócios da ASDP dizem que "aquela casa será sempre cor de rosa, mesmo que a pintem de preto!"...

...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cônsul de Pau

Não, a senhora não é de Pau (até nasceu perto de Foz-Coa), Ana Maria Passeira Mouchet foi agora nomeada cônsul Honorária na cidade de Pau, que fica por ali nos Pirineus logo depois de entrar em França pela fonteira de Hendaie (lembram-se seus portadores de passaporte de coelho?).
O SECP, como de costume, nada diz sobre o currículo da senhora.
Do que é público, sabemos que foi candidata da UMP de Sarkozy nas eleições de 2007.
E dizem por aí que o bloco central é quem manda no MNE... e assim continua.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ainda as eleições legislativas

PUNHETAS A GRILOS - esta inspecção não terá mais que fazer?...
saiu nos jornais, e mereceu as atenções de uma pretensa "Inspecção" que existe no MNE, o caso da chegada de um pacote com votos vindos do Brasil (embrulhados por atacado) - ver recorte do JN em baixo. E a dita inspecção já anunciou que vai inspeccionar, para saber quem tratou de tal pacote de votos.
E muito mais teria para inspeccionar, se uma lei do Lello tivesse sido aprovada há uns meses atrás, visando votação da emigração por voto presencial (durante 3 dias?) nos consulados e outras tascas. É que, a ser assim, com as urnas nas mãos de jagunços durante 2 noites, poderiam tratar de monumentais "chapeladas".
E porque é que a dita inspecção não inspecciona a privatização de consulados, onde os respectivos titulares, por nada perceberem de assuntos consulares, contratam jagunços ?

E até a PGR teria razões para investigar em que moldes se transferiram ficheiros consulares e mesmo mobília do consulado de Portugal em Santos para um loja privada do Sr armênio Mendes.
E porque será que o Itamaraty não reconheceu ainda qualquer vice-consulado de Portugal no Basil? E nem consta que tenha dado o "agrement" ao pretenso "consul honorário" em Santos.
>ver a lista do MRE, o MNE Brasileiro>
E muito mais teria teria para inspeccionar a dita cuja, se aquilo fosse uma inspecção e não uma prateleira para diplomatas sem posto (e sem outras competências que as de inspeccionar)...
__________________________________________

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

1º consul honorário MOTA-ENGIL

Foi ontem publicada no DR a nomeação de um cônsul honorário de Portugal em Lilongwe (capital de uma republiqueta africana vizinha de Moçambique).
_____________________________________

_____________________________________

Nada a opôr... Mas poderiam ser um pouco mais discretos. É que, o Sr Gilberto Rodrigues é o representante da MOTA-ENGIL (do Sr Coelhone) naquele país, onde essa empresa construiu 33 km de auto-estrada, recentemente inaugurados.

_______________________________

E em Marraquexe...
Aqui, não dabemos a que empresa pertence, mas será certamente um "businessman bem sucedido" o Sr
Hicham Berrada Sounni, nomeado por António Braga para Cônsul Honorário de Portugal em Marraquexe.
Esperamos que não seja como o que nomeou em Bali, que é também cônsul de Espanha...
Este António de Braga não terá mais nada que fazer, do que nomear cônsules honorários?

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

NANTES - finalmente, temos vice-consulado

A capital do Loire Atlantique tem finalmente um vice-consulado de Portugal


Já há 10 ou 15 anos que assim devia ser chamado, pois era dirigido por um vice-consul.

Antes dele, o Governo Português aldrabava o ministério francês, dizendo que tinha um consulado naquela cidade, quando a coisa era uma chafarica do Sr Iduino Cruz, (que nem se sabe se era honorário ou assalariado?)...

O Serviço consular aos portugueses da Costa Atlântica e todo o Noroeste de França melhorou bastante quando para lá foi transferido de Orleans o vice-consul Antero Aires.

Todos sabemos do seu interesse e do seu esforço para ir junto dos portugueses mesmo lá acima à Bretanha e Finisterre, usando a sua própria voiture...

Mas só agora, no periodo da "reforma consular bracarense", que reconduziu a rede consular em França ao que era no tempo do Salazar, é que o posto consular português em Nantes passa a chamar-se vice-consulado, com uma titular nomeada que certamente prosseguirá e melhorará os serviços deste posto.

E já está a fazê-lo - ver recortes do lusojornal em baixo.

Só duvidamos é da insistência em manter um único posto abrangendo uma vastíssima região 2 vezes maior que Portugal.

Por melhor que seja a titular (e é competente!)...Mas só com um casal de empregados que por lá está, já que o Sr Antero sairá em breve para a "retraite", PARECE-NOS POUCO. Mas desejamos boa sorte à titular e boa "retraite" ao Sr Antero.





MUNIQUE - não haverá por lá cônsul honorário de Espanha?

A capital do rico Estado federado da Baviera parece ter pouco interesse para os nossos governantes, apesar de por lá viver e trabalhar uma numerosa comunidade portuguesa.
Temos por lá um cônsul honorário que a comunidade portuguesa contesta, através de manifesto já tornado público no jornal "Portugal Post", e continuam a recolher assinaturas em "abaixo-assinado" porque entendem que o Sr Adolf pouco faz em prol dos portugueses...
O nosso querido governo, através do inefável (ainda) SECP, nomeou há poucos dias como cônsul honorário de Portugal em Bali (na Indonésia) o mesmo senhor que ali representa o reino de Espanha. será que este reino não tem também honorário em Munique ? É que talvez seja melhor que o senhor alemão que aqui "representa" Portugal.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Já temos consul em Bali,... porreiro, pá!

Por acaso é o mesmo senhor que representa a Espanha, mas o patriotismo ainda não chegou a Braga...
Em vésperas de regressar a Braga, de onde nunca devia ter saído, o SECP nomeou consul honorário de Portugal em Bali (Indonésia) o Sr. Amir Rabik "businessman" (arquitecto?) local.
O senhor já era representante de Espanha (deverá ter direito a placa CD em duplicado para exibir junto à matricula do carro).
___________________________ver DR
________________________________

E o António lá vai embora contentinho por ter nomeado mais um, quando dizia há 4 anos que não era adepto de consules honorários.
Só perguntamos: porque é que nomeou este e não o que representa o Brasil? Pelo menos esse é brasileiro e fala a nossa língua.

vice-consul du Portugal à Clermont-Ferrand

Mr Bibendum, le nouvel vice-consul du Portugal à Clermont, la capitale du pneu Michelin...




terça-feira, 15 de setembro de 2009

Sevilha__consular downsizing...

A passagem do consulado de Portugal em Sevilha para a cave teve direito a uma página do DN de 14 de Setembro




>ver página do DN digitalizada»
...
E a 16, o DN faz nova referência...


Pois... para meio consulado, basta meia casa!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Há rezas nas necessidades

Alguns venerandos membros da agremiação do embaixador Tadeu têm sido vistos em fervorosas rezas à Senhora das Necessidades. Dizem algumas testemunhas que têm passado por perto da capela, , que o principal motivo das preces é para que, ao presidente da Assembleia Municipal de Braga não se siga o presidente da Assembleia Municipal de Serpa.

Um mais exaltado até terá dito: "Por aquele poleiro com vista para o Tejo aos pés de Alcântara já passaram muitos papagaios engravatados, mas, QUERCUS PISCUS, JAMÉ!"... eles lá sabem...

Consulados de papel

O inefável SECP, quase a regressar à presidência da Assembleia Municipal de Braga, dizia em 2005 que não queria mais honorários...

Passados 4 anos, grande parte das suas energias foram para espatifar a rede consular, entregar consulados a privados... e criar mais honorários (consulados de papel). Hoje saíram mais 2: Um em Marraquexe (esperemos que não seja para meter qualquer traficante de haxe, como um que já por lá houve em Marrocos e que foi apanhado em Algeciras com a bagageira cheia (o engº Lello tratou de o demitir (há cerca de 10 anos)....). Outro honorário hoje publicado, é em Mérida, na Venezuela (dependente do consulado em Valência), será provavelmente um mini-mercado madeirense, onde se deslocará um funcionário consular de vez em quando (sem que lhe paguem a deslocação, como é costume da casa)...
______________________________

Há dias, foi publicada a criação de um outro em Bali, na Indonésia, onde alguns portugueses (que tenham muita guita) vão passar férias.
..._____________________________

Mas este afã de criar Honorários, para meter uns boys que sejam financiadores dos seus partidos ou que lhes arrebanhem uns votos, nem é invenção daquela cabeça de Braga. Já em 2004, a não menos inefável ministra Teresa Gouveia, depois de fechar os consulados de Nancy e Reims (em França), também lá criou dois consulados honorários (ver recorte do DR em baixo). Perguntamos aqui ao pessoal que vive nas regiões de Nancy e de Reims, se já lá viu algum consulado a funcionar depois dessa data?. Nada!, são consulados de papel, para empatar o pagode... E siga a REFORMA CONSULAR !

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MNE ganha medalha de ouro da imcompetência

pela brilhante informatização consular - Atribuída pelo Tribunal de Contas

_________________
Já em 2005 o TC havia feito uma auditoria à informatização consular, e arrasou as "competências" do MNE que andam há imensos anos a tratar desta coisa.
Voltou a auditar em 2008. Conhecemos agora o relatório. E as conclusões são as mesmas: arrasadoras; O Presidente do TC terá sugerido a atribuição ao MNE da Medalha de ouro da imcompetência. A dúvida é a quem entregá-la; se ao GIC, à DGACCP, ao Secretário-Geral, ou aos membros do Governo que naquela casa continuam a permitir (e a promover) este folhetim.
15 anos e muitos milhões de euros depois, para as empresas de informática, tudo continua na mesma.


»Relatório de 2005

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Brasil - a farsa da "reforma consular" tropical...

Mais uma legislatura de 4 anos se passou. e muita conversa sobre "reformas consulares" foi impingida aos emigrantes. No caso do Brasil, nenhum problema foi resolvido, para além de comprarem um vistoso casarão em São Paulo e a transformação dos outros postos em botecos consulares (privados ou públicos). Uma ou outra mudança de instalações das chancelarias (Rio ou Salvador) só se verificou quando era manifestamente inadiável em razão das más condições existentes... Quanto a pessoal qualificado, vice-consules foram saindo sem substituição... e continua trabalhando gente com mais de 70 anos em SP ou no Rio. Mesmo sem vice-consules, acabaram por passar alguns postos a vice-consulados... E para lá colocarem titulares não funcionários, tiveram que alterar a lei "à má-fila". Foi há dias nomeado o titular do vice-consulado em Curitiba (o Sr. Rogério Vieira, transferido de Santos).

Só estranhamos é porque é que este vice-consul (funcionário há muitos anos) pode ser titular do posto em Curitiba e não poderia ser titular de um vice-consulado em Santos. Ali, por pressão dos financiadores dos socialeiros locais e nacionais , privatizaram o consulado português, transferindo os arquivos e até mobília para um boteco do bilionário Armênio Mendes, que contratou um cipaio para tomar conta da loja... Mas ainda não tiveram coragem de publicar (no Diário da República) a extinção do consulado de carreira em Santos. Deve ser para ficar à espera que o senhor Luis Barreira de Sousa seja corrido do Timor Oriental e ter um lugar para onde ir...

E o MRE em Brasília, não conhece nenhum consulado honorário em Santos, nem os vice-consulados (desde Belém e Fortaleza a Porto Alegre)... ver lista do MRE»

O Senhor Embaixador João Salgueiro, que agora representa Portugal em Brasília (e já foi Secretário-Geral do MNE), não tem uma palavra a dizer sobre toda esta bagunça consular tropical?

Versailles - des-consulado à venda em leilão

















O ex-consulado de Portugal em Versailles, encerrado no ano passado (como o de Nogent-sur-Marne) já está à venda.

Um e Outro haviam sido comprados em 1971/72 pelo Governo dito "reformista" de Marcelo Caetano (era o MNE Rui Patrício)... Fecharam 36 anos depois pela mãos do governo socialeiro de Sócrates (executantes Luís Amado e António Braga).

Este, de Versalhes já está à venda, por um milhão e seiscentos mil euros conforme anuncia o ilustre consul de Portugal em Paris, aqui>


O de Nogent, já disseram que poderia lá abrir um centro cultural para a comunidade, mas ninguém sabe quem patrocinaria tal instituição.
Enfim, SIGA O LEILÃO !
Em fevereiro de 2008, era capa do Lusojornal


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Maracutaias consulares no Brasil

Dizem-nos do país irmão que as maracutaias ali são mais que muitas. E contam-nos uma do Recife: O diplomata Jorge Fernandes, ex-titular do consulado português na capital pernambucana foi há pouco nomeado Assessor para o Gabinete do SECP, e foi mesmo a tempo de ajudar a nomear seu cunhado (funcionário daquele posto) como "vice-cônsul escolhido sem concurso" para titular do agora vice-consulado. Estranho, já que a senhora vice-cônsul de Brasília estaria interessada em ir para o Recife... mas falou mais alto o apoio "familiar".
a reforma consular em família!

E em Fortaleza

Na capital do Ceará, onde funcionava desde há anos um cônsul honorário bastante dinâmico, "despromoveram" o homem para vice-cônsul, mas andam os jornais (v/LUSA) a embandeirar em arco dizendo que vai lá abrir um "consulado de carreira". Não é nada disso: é um simples arranjo para lá ficar como titular o mesmo cônsul honorário, só que agora com direito a remuneração igual aos diplomatas (secretário de embaixada). E resta saber se ainda para lá irá mais subsídio do FRI para outras despesas.

Mas deixai trabalhar o homem, que até é de boas e democráticas famílias de Aveiro.

TASCAS NÃO, HOJE SÃO LOJAS !

É que na Alemanha há desconsolos...
Comecemos pela Baviera: Na capital deste Estado federado, Munique, existe uma loja consular honorária gerida por um senhor Adolf, cidadão alemão nomeado como cônsul honorário de Portugal naquela cidade desde 1994. E os muitos portugueses que vivem e trabalham na Baviera, não lhe conferem grandes elogios, antes pelo contrário. Segundo o jornal "Portugal Post", está a circular um abaixo-assinando reclamando das autoridades portuguesas uma outra solução de apoio consular, ou a substituição deste cônsul, já que não reconhecem no actual titular qualquer interesse na defesa dos portugueses. O que vai tratando é dos seus negócios imobiliários e pouco mais. Mas são estes honorários que o Amado ministro e seu secretário Braga têm vindo a promover nos últimos tempos...
Já quanto a outras lojas, agora designadas de vice-consulados, como em Frankfurt e Osnabruck, espera-se que as coisas melhorem com a recente nomeação dos respectivos titulares, técnicos sociais de reconhecida competência, assim o MNE lhes proporcione os meios para uma boa gestão e para um bom serviço à comunidade. E pedimos que relevem o (e nos desculpem) o termo que usámos aqui em Baixo, ao chamarmos "tasqueiros" aos recem-nomeados titulares de várias "tascas consulares". Hoje promovêmo-las a Lojas (e que o sejam dos cidadãos) enquanto que aos seus titulares desejamos os melhores êxitos profissionais e pessoais.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nomeados "tasqueiros" para as tascas consulares

Saiu hoje no Diário da República a nomeção de vários "tasqueiros" para algumas das tascas consulares que resultaram da "reforma" do Tó Braga:


Despacho n.º 18395/2009. D.R. n.º 153, Série II de 2009-08-10
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Nomeação do titular do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre

Despacho n.º 18396/2009. D.R. n.º 153, Série II de 2009-08-10
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Nomeação do titular do Vice-Consulado de Portugal em Osnabruck

Despacho n.º 18397/2009. D.R. n.º 153, Série II de 2009-08-10
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
Nomeação do titular do Vice-Consulado de Portugal em Recife

Despacho n.º 18398/2009. D.R. n.º 153, Série II de 2009-08-10
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Nomeação do titular do Vice-Consulado de Portugal em Belém do Pará

Despacho n.º 18399/2009. D.R. n.º 153, Série II de 2009-08-10
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
Nomeação do titular do Vice-Consulado de Portugal em Nantes

Despacho n.º 18400/2009. D.R. n.º 153, Série II de 2009-08-10
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
Nomeação do titular do Vice-Consulado de Portugal em Frankfurt

Despacho n.º 18401/2009. D.R. n.º 153, Série II de 2009-08-10
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

Nomeação do titular do Vice-Consulado de Portugal em Providence

Despacho n.º 18402/2009. D.R. n.º 153, Série II de 2009-08-10
Ministério dos Negócios Estrangeiros - Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
Nomeação do titular do Vice-Consulado de Portugal em Vigo.

Para já, são estas. Ainda faltará tratar de outras tasquinhas, em Clermont-Ferrand e Toulouse (França), e em Fortaleza e Winnipeg...
COMENTÁRIOS, voltaremos ao assunto...
E pedimos aos titulares agora nomeados que nos desculpem a utilização do termo que utilizámos para nos referirmos a eles... é sem qualquer intenção de ofensa. E, alguns deles, funcionários dos postos respectivos, que conhecemos há muito, não temos dúvidas de que exercerão a função com toda a competência e dedicação, melhor que qualquer aristocrático diplomata enviado de lisboa.
Algum sarcasmo que por aqui vai neste blog, não pretende atingir de modo algum os profissionais que dão o seu melhor nas funçoes que exercem nos postos. O nosso "asco" vai sim para os poderes políticos e outras "altas competências centrais", entendido?

terça-feira, 14 de julho de 2009

ESBANJAMENTO CONSULAR EM NOVA IORQUE

Em vez da tão falada "reforma consular", em Nova Iorque assistimos ao mais desbragado ESBANJAMENTO CONSULAR. E já começou no século passado: Em 1999 estava o consulado numa suite do Rockfeler Center e veio o Zé Lello com a treta da "nova imagem consular"; por lá gastaram uns dinheiros públicos e lá foi o ministro Jaime Gama descerrar a placa inaugurativa como é da praxe.
Com a mudança de governo para o Zé Manel BARROSO, chegou ao MNE o seu compadre (martins da Cunha) com a treta da "diplomacia económica" e em 2003 mandam mudar o consulado para junto do ICEP que estava num 4º andar do 590 da fina 5ª Avenida em Manhatan. E lá ficou o consulado com o 3º andar que custava a módica quantia de 26.500 dólares mensais a pagar por sistema de leasing em 10 anos - que só termina em 2013!
Chegado o actual governo do Zézito, inventam a famosa "reforma consular" e resolvem que Nova Iorque, a grande metrópole financeira, mas tanbém centro cultural, comercial e turístico, a cidade super-cosmopolita, a Big Aple, ficará bem servida por um simples escritório consular dependente do consulado de Newark... E por lá ficou a chafarica a aboborar... O último cônsul (Almeida Fernandes) terá já de lá saído no ano passado.

Mas, o mais escandaloso do esbanjamento novaiorquino do nosso dinheiro, até nem são os 3 milhões e 180 mil dólares que custa a chafarica, tasca ou escritório.
Mais cara, ficou a sumptuosa residência que foi comprada nos anos 60 do século passado, a qual tem sido habitada pelos senhores consules, mas que agora ficará às moscas!
Situa-se a "barraquita residencial consular" no famoso condomínio Dakota, um edifício histórico numa esquina fronteira ao agradável Central Park, onde viveu o Beatle John Lenon e Ioko Ono entre 1973 e Dezembro de 1980 (foi assassinado no passeio à frente desse edifício - foto em baixo)...
Um apartamento neste prédio valerá actualmente (mesmo com a crise) muito acima de 10 milhões de dólares. Para ficar habitado pela "mulher a dias"?
Aguenta Zé pagante...
E quanto a serviços consulares prestados à comunidade ou aos utentes naquela cidade, não se sabem números, mas presume-se que sejam poucos, dadas as actuais circunstâncias: carência de pessoal, sem chefias, sem gestão e orientações capazes. Enfim, PORTUGAL NO SEU PIOR, DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO !
É ISTO A REFORMA CONSULAR À MODA DE BRAGA... Ou do Boavisteiro Zé Lello e seu assessor de imprensa Pisco!
Edifício Dakota
- quer saber preços dos apartamentos? Veja anúncio no New York Times>
...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

reforma consular com os pés, ou a pontapé?

Saiu hoje na folha oficial o Despacho 15715/2009 a atribuir competências a alguns cônsules honorários. E como vem sendo hábito neste processo é tudo feito com os pés. Primeiro não deveria ser despacho mas sim Portaria (diz o Regulamento Consular). Depois até atribuem competências a um cônsul, cujo consulado extinguiram anteontem: Winnipeg, que deverá ser escritório a abrir por Toronto?...
E se isto fosse assinado pelo Tó Braga ainda se entendia, mas levam estes papeluchos ao Amado Ministro e ele assina de cruz um "inovador "Despacho-Portaria". Brilhantes cabeças há naquele palácio das necessidades... »Diz o Livro de Ponto: PRIMEIRO EXTINGUE-SE, DEPOIS AUTORIZA-SE


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Durban já tem consul... honorário



A terra onde fernando Pessoa viveu a sua juventude e primeiros estudos, tem finalmente um consul nomeado. Consulado ao abandono desde há anos: ficou por lá uma ou duas funcionárias administrativas para manter a porta aberta e aguardar novas ordens...

Este consulado figurava no plano do Tó Braga /Pisco /Lello para ser extinto e nomeado um cônsul Honorário. No ano Passado, o inefável presidente da AM de Braga deslocou-se à África do Sul acompanhado de luzidia comitiva que incluia a madame Barroso Soares e a Ti Manuela AVoar... Mas, não convenceram logo o homem a aceitar. O Empresário madeirense Elias de Sousa (amigo do Alberto João) torceu-se todo, disse que não percebia nada de consulados, e só aceitava se lhe emprestassem meia dúzia de funcionários do Estado. E lá continuou o consulado a aboborar por mais um ano com as funcionárias que sobraram...
O SECP regressou a Lisboa e assinou Despacho em 3 de Setembro (com ou sem a aceitação do comendador Elias) mas, só passado quase um ano é que os senhores do MNE fizeram tal Despacho ver a luz do dia na folha oficial>ver aqui >http://dre.pt/pdf2sdip/2009/07/130000000/2666626666.pdf

É agora o comendador Elias o representante de Portugal na capital do Kuazulu-Natal,

por onde passou Vasco da Gama há mais de 500 anos e onde hoje os madeirenses vão espalhando os seus mini-mercados. É isto que Portugal e os portugueses precisam ou merecem naquelas paragens? Perguntai ao Tó Braga... e ao Pisco, ao Lello ou ao engº Socrates.

. Este é só um dos episódios da famosa "reforma consular Lello/Pisco/Braga"... falta voltar a falar da Namíbia, de Santos, da Bermuda, da Holanda... e de Nova Iorque, lá chegaremos.
...

Namíbia também já tem honorário

Nomeado o Sr. Alfredo Pimenta do hotel Safari, como também já tinham soprado no ano passado
> safarihotelsnamibia.com

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Honorários a conta-gotas

Foram hoje publicadas em DR mais algumas nomeações de cônsules honorários.
Como sempre, o pagode não tem nada que saber sobre o curriculum dos nomeados.
»ver no DR»»

E, no MNE é só ALTA VELOCIDADE: O cônsul para Durban, o Sr Elias Sousa, foi falado já no ano passado, o Tó Braga assinou o Despacho em 3 de Setembro, e o MNE demora quase um ano para publicá-lo... Brilhante! - precisa-se TGV para o MNE já!!!

a despromoção consular em marcha

»Despachos do Amado Ministro no DR de 8-7-2009»


Criação dos Vice-Consulados:> Despacho n.º 15577/2009.
D.R. n.º 131, Série II de 2009-07-09

...
Sevilha mantem consulado português?
Os cavalheiros que mandam no MNE não tiveram ainda a coragem de o extinguir, pois quando o fizerem, a autarquia da cidade faz reverter para a sua posse a belíssima casa que tem emprestada ao estado Português sem quaisquer custos. E diz esta gente que está a fazer uma reforma consular...

Tascas consulares ou consulados paralelos?
Em Santos, Brasil, não havia sido extinto o consulado de carreira e logo foi criado um Honorário e nomeado o Sr. arménio Mendes que aí abriu "uma loja consular" e contratou o respectivo tasqueiro: o presidente da Associação Paulista dos Caboverdeanos.
Ou seja: no papel (em diário da República) passámos a ter 2 tascas consulares na Baixada Santista (litoral do Estado de São Paulo). Entretanto, já terão fechado o consulado de carreira, já que o Vice-Consul era preciso ir para a tasca de Curitiba que passa a vice-consulado. E a Chanceler terá ido para Porto Alegre ode a tasca melhor seria chamarem-lhe "chancelerado", já que não tem Vice-Consul... Aliás, para além do de Santos, que foi para Curitiba já só sobra um Vice-Consul em todo o Brasil (a D. Eyoli, em Brasília)... mas passam a vice-consulados ainda outros postos como os de Belém e do Recife. Atendendo à falta de vice-consules, porque os senhores do MNE não fizeram qualquer concurso desde o século passado, já trataram de mandar alterar mais uma vez o Regulamento Consular para poderem recrutar vice-boys em vez de vice-consules !

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Regabofe Honorário

Com os dinheiros do FRI e o apoio do Amado Ministro
Já aqui se disse (e nem fomos nós que inventámos: é opinião de distintos juristas formados na academia de Coimbra) que consulado honorário não é um serviço da administração pública, mas um simples "escritório de tráfico de influências" (quando não é de outros tráficos). Mas, os nossos governantes: o Toino Braga ainda se entende, mas também o Amado Ministro continuam a insistir no apoio a estes personagens... embora ressalvemos aqui que alguns até já terão prestado relevantes serviços a Portugal... mas não é essa a regra.
O inefável papagaio-engravatado agora investido na função de SECP reuniu há dias em Lisboa 18 destes seus honorários amigos. E lá foi o Amado Ministro tecer-lhes elogios como vimos na imprensa (recortes abaixo).
Bom seria que quando nomeiam estes cavalheiros publicassem os respectivos curricula... o que até hoje ainda não aconteceu uma única vez. Mas vão sendo publicados os subsídios do FRI que todos os anos são distribuídos a esta rapaziada. E vão de uns míseros 500 euros a muitos milhares de euros.
Em 2008 foram distribuídos mais de 740mil euros, enquanto no ano anterir (2007) haviam abichado quase 650mil. "Subsídios Honorários" aumentaram mais de 14% .

>Subsídios em 2008 -Listagem no DR»»»

>Subsídios de 2007»»»
abaixo, recortes do DN e CM.


Entretanto, o pessoal dos serviços externos do Ministério queixa-se de que o Amado Ministro não teve a mesma generosidade para com os "seus" funcionários das embaixadas e consulados.
Estes, ainda há dias estiveram em greve porque estão sem aumento este ano e o governo só lhes queria dar 2,9% como em Portugal, esquecendo que a inflação na Argentina ou no Zimbabwe é muito superior, ou que na Suíça a perda cambial (do franco face ao euro) deixa os trabalhadores cada vez mais pobres a cada mês que passa.
Ver informação deles em www.stcde.pt»

E dizem por aí os governantes que estão a fazer reformas disto e daquilo, incluindo a consular, BLA, BLA, BLA!

Vão mesmo ter o nosso voto... vão, vão...

terça-feira, 30 de junho de 2009

Escândalo em Haia - uma embaixada p´ras moscas...



Diz Notas Verbais: «A "máquina" no seu melhor »

Ministério dos Negócios Estrangeiros tem fraco controlo financeiro sobre embaixadas ...
A Bola - 1 Jul 2009As representações portuguesas no estrangeiro não têm «sistemas de informação fidedignos», revela a Conta Geral do Estado para 2008. ...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

CONSULADO VIRTUAL - empresa suspeita de corrupção


















A empresa espanhola INDRA é hoje notícia no Público (ver aqui no Público-online») pelo facto de lhe ter sido adjudicado o contrato dos radares de vigilância costeira, havendo conhecimento de um relatório internacional que envolve esta empresa em episódios de corrupção na aquisição de material informático para o o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) há anos atrás. Acontece que esta mesma empresa está há muito ligada ao fornecimento de serviços ao MNE, nomeadamente ao famoso CONSULADO VIRTUAL, Gabinete de Emergência Consular, "Registo de Viajantes" e outras "modernices" cuja utilidade ainda não foi comprovada, que o actual SECP resolveu encomendar com o dinheiro dos outros...
Ver +documentos abaixo:
-página 4 do Público de 25-06-2009
-
nota da revista "computerland" de Fevereiro/09
sobre o contrato do MNE à INDRA

- mais informação da INDRA sobre o Consulado Virtual

Tudo isto pode ser completamente legal e normal, mas, com tantos milhões pelo meio, podem sempre passar alguns milhares por baixo da mesa... E o Povão gostaria de saber se passou algum por baixo das mesas daquela rapaziada do Gabinete do Toino Braga.

Senhores Deputados, Tribunal de Contas, Inspecção de Finanças, já falámos nisto há algum tempo, mas ninguém ligou: ver aqui em baixo