quarta-feira, 8 de julho de 2009

a despromoção consular em marcha

»Despachos do Amado Ministro no DR de 8-7-2009»


Criação dos Vice-Consulados:> Despacho n.º 15577/2009.
D.R. n.º 131, Série II de 2009-07-09

...
Sevilha mantem consulado português?
Os cavalheiros que mandam no MNE não tiveram ainda a coragem de o extinguir, pois quando o fizerem, a autarquia da cidade faz reverter para a sua posse a belíssima casa que tem emprestada ao estado Português sem quaisquer custos. E diz esta gente que está a fazer uma reforma consular...

Tascas consulares ou consulados paralelos?
Em Santos, Brasil, não havia sido extinto o consulado de carreira e logo foi criado um Honorário e nomeado o Sr. arménio Mendes que aí abriu "uma loja consular" e contratou o respectivo tasqueiro: o presidente da Associação Paulista dos Caboverdeanos.
Ou seja: no papel (em diário da República) passámos a ter 2 tascas consulares na Baixada Santista (litoral do Estado de São Paulo). Entretanto, já terão fechado o consulado de carreira, já que o Vice-Consul era preciso ir para a tasca de Curitiba que passa a vice-consulado. E a Chanceler terá ido para Porto Alegre ode a tasca melhor seria chamarem-lhe "chancelerado", já que não tem Vice-Consul... Aliás, para além do de Santos, que foi para Curitiba já só sobra um Vice-Consul em todo o Brasil (a D. Eyoli, em Brasília)... mas passam a vice-consulados ainda outros postos como os de Belém e do Recife. Atendendo à falta de vice-consules, porque os senhores do MNE não fizeram qualquer concurso desde o século passado, já trataram de mandar alterar mais uma vez o Regulamento Consular para poderem recrutar vice-boys em vez de vice-consules !

Sem comentários: