sexta-feira, 3 de julho de 2009

Regabofe Honorário

Com os dinheiros do FRI e o apoio do Amado Ministro
Já aqui se disse (e nem fomos nós que inventámos: é opinião de distintos juristas formados na academia de Coimbra) que consulado honorário não é um serviço da administração pública, mas um simples "escritório de tráfico de influências" (quando não é de outros tráficos). Mas, os nossos governantes: o Toino Braga ainda se entende, mas também o Amado Ministro continuam a insistir no apoio a estes personagens... embora ressalvemos aqui que alguns até já terão prestado relevantes serviços a Portugal... mas não é essa a regra.
O inefável papagaio-engravatado agora investido na função de SECP reuniu há dias em Lisboa 18 destes seus honorários amigos. E lá foi o Amado Ministro tecer-lhes elogios como vimos na imprensa (recortes abaixo).
Bom seria que quando nomeiam estes cavalheiros publicassem os respectivos curricula... o que até hoje ainda não aconteceu uma única vez. Mas vão sendo publicados os subsídios do FRI que todos os anos são distribuídos a esta rapaziada. E vão de uns míseros 500 euros a muitos milhares de euros.
Em 2008 foram distribuídos mais de 740mil euros, enquanto no ano anterir (2007) haviam abichado quase 650mil. "Subsídios Honorários" aumentaram mais de 14% .

>Subsídios em 2008 -Listagem no DR»»»

>Subsídios de 2007»»»
abaixo, recortes do DN e CM.


Entretanto, o pessoal dos serviços externos do Ministério queixa-se de que o Amado Ministro não teve a mesma generosidade para com os "seus" funcionários das embaixadas e consulados.
Estes, ainda há dias estiveram em greve porque estão sem aumento este ano e o governo só lhes queria dar 2,9% como em Portugal, esquecendo que a inflação na Argentina ou no Zimbabwe é muito superior, ou que na Suíça a perda cambial (do franco face ao euro) deixa os trabalhadores cada vez mais pobres a cada mês que passa.
Ver informação deles em www.stcde.pt»

E dizem por aí os governantes que estão a fazer reformas disto e daquilo, incluindo a consular, BLA, BLA, BLA!

Vão mesmo ter o nosso voto... vão, vão...

Sem comentários: