segunda-feira, 23 de junho de 2008

é grande o desconsolo dos funcionários

Consulados: Funcionários consulares em greve a 27 de Junho

Lisboa, 19 Jun (Lusa) - Os trabalhadores dos serviços consulares e missões diplomáticas vão estar em greve no dia 27 de Junho para reclamar actualizações salariais e outras questões pendentes, anunciou hoje o sindicato do sector.
Em declarações à Agência Lusa, o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE), Jorge Veludo, disse que "face a não haver evolução na solução dos problemas pendentes" tiveram de avançar para a greve.
A actualização salarial, os concursos de progressão na carreira e o regime laboral dos trabalhadores dos Centros Culturais do Instituto Camões são alguns desses problemas.
De acordo com Jorge Veludo, o que mais está a causar "descontentamento" entre os trabalhadores é a conclusão da actualização salarial para o ano corrente.
"A actualização salarial proposta pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros foi de 2,1 por cento. Mas há que lembrar que a nossa perda do poder de compra não se reflecte na inflação portuguesa", disse Jorge Veludo.
Por isso, o STCDE pediu um aumento de 3,15 por cento, mais 2,21 por cento, "correspondente a um terço do que perderam nos três últimos aumentos, pela compensação dos anos anteriores", indicou Jorge Veludo.
De acordo com o sindicalista, os trabalhadores perderam 6,5 por cento nos últimos três anos.
O secretário-geral do STCDE disse ainda que desde 1999 não há concursos para a progressão na carreira, pelo que "não há técnicos, chanceleres ou chefias".
O STCDE considera ainda que se "impõe a negociação do regime laboral dos trabalhadores nos Centros Culturais" do Instituto Camões e a resolução das questões de dupla tributação que alguns funcionários sindicais foram sujeitos nos Estados Unidos.

Lusa/
_________

+notícias:


Ministério dos Negócios Estrangeiros:
Trabalhadores dos serviços externos em greve a 27 de Junho

- SOL

Sem comentários: