quarta-feira, 26 de março de 2008

a bagunça anunciada do hipermercado consular em Paris

O consulado em Nogent-sur-Marne já está de portas fechadas (foto em baixo), tal como o de Versalhes, de Tours, Orleans, Lille e Toulouse.
Entretanto, em Paris, prepara-se afanosamente o hiper-mercado para atender mais de meia França e centenas de milhar de portugueses (como era há 40 anos atrás). E dizem que é para haver melhor serviço, com horário alargado (das 8 às 20 horas). Só se esqueceram de perguntar aos portugueses quantos é que costumam ir ao consulado depois das 17...
Um breve inquérito a alguns portugueses de Paris (tal como aos de Lisboa) daria para perceber que ninguém vai aos serviços públicos (ou tratar de quaisquer documentos) depois das 5 darde. Só lunáticos caídos do céu é que acreditam em tais pseudo-soluções para os serviços consulares, onde não resolveram problema nenhum e ainda os vão agravar.
Enfim, este Governo limitou-se a acabar o trabalho sujo já começado pelos anteriores (fechando mais uns quantos serviços). E está-se mesmo a ver que prepara serviço para o PSD, no Governo que vier a seguir, extinguir este hiper-mercado de Paris, substituído-o por uma secção consular da Embaixada (como este Governo fez em Madrid) e reapreciar a rede em França, reabrindo serviços de proximidade onde vivem os portugueses, como fez o Governo Marcelista e o ministro Rui Patrício no princípio dos anos 70 (é o que já sussurram fontes próximas do PSD em Paris)...
Será que o engº Socrates não tinha mais ninguém capaz para entregar tão importante sector que o presidente da Assembleia Municipal de Braga?
As comunidades portuguesas estão bem entregues... E são um terço de todos os portugueses.

Sem comentários: