sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Braga espalha aldrabices em São Paulo


O presidente da Assembleia Municipal de Braga, que a Lusa/Brasil promoveu a "vice-ministro", está mais uma vez na maior cidade de língua portuguesa. E, como já é seu hábito ou feitio, não se cansa de espalhar albrabices para quem tiver a pachorra de o ouvir... -nota da Lusa aqui> António Braga defende uma mobilização para o voto (LUSA - 27-2-09 )> ...
Nesta "notícia" sobressai a monumental adrabice:"Em São Paulo, temos 32.500 portugueses recenseados, o que é de facto extraordinário e dá nota da capacidade de mobilização do movimento associativo", disse""...
E nós dizemos; É MENTIRA! Em todo o Brasil estavam recenseados em 2008 para votar um pouco mais de 40 mil inscritos. Mais de 15 mil estavam no Rio. Em São Paulo, mesmo incluindo também a área do consulado em santos (que o mesmo Braga agora fechou) os portugueses recenseados nos cadernos não chegavam aos 20 mil, ver quadro abaixo:
___________________________
Recenseados em 2008

BRASIL... 40536
assim distribuídos por áreas consulares
BELÉM DO PARÁ..... 1269
BELO HORIZONTE. 649
BRASÍLIA.................. 126
CURITIBA................. 1356

PORTO ALEGRE...... 360
RECIFE......................1324
RIO DE JANEIRO....15706
SALVADOR (BAÍA). 749
SANTOS..................... 1624
S. PAULO...................17373

_______________________fonte: STAPE...
E há mais aldrabices:
Diz o homem "que a rede mundial de 338 estruturas diplomáticas profissionais e honorárias de Portugal possibilitará o voto presencial nas eleições para o Parlamento Europeu, a 07 de Junho".
OUTRA MENTIRA!... Mesmo contando todas as embaixadas, os consulados ainda abertos (incluindo as tasquinhas /escritórios ou a fabulosa presença consular na Bermuda) e acrescentando-lhe os cônsules honorários, não se atinge esse número. E estes honorários, mais de 170, muitos deles são estrangeiros, não conhecem o recenseamento nem podem fazer parte de mesas eleitorais. Haja alguém que diga ao homem que ELE NÃO SABE O QUE DIZ...
Listas de postos nos sites do MNE e SECP:
->Embaixadas -> Consulados -> Consules Honorários
_________________________________________

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

emigrante / empresário luso-paulista: cuidado com as carteiras (e o livro de cheques)...

O Braga está outra vez em SAMPA...
Agora até lhe chamam "vice-ministro" (notícia da Lusa), mas o cara é só o presidente da Assembleia Municipal de Braga, que no governo de Portugal faz de conta que governa as coisas dos emigrantes.
Veio ao Brasil várias vezes nos últimos meses, mas, já cá está outra vez...
E que vem o cara cá fazer? resolver algum problema do apoio consular à nossa comunidade?
NÃO ! vem promover uma treta a que chama NETINVEST e que já promoveu nas outras vezes que cá veio: Trata-se de mais uma treta virtual para a qual ninguém deverá dar nem um centavo.
Mas, atenção, o cara não vem cá só prara papar mais um jantar... O que ele quer é uns trocados para a campanha do PS neste ano de eleições...
E o Lello, mais o comendador medalhudo de Oliveira de azeméis, dizem-lhe que aqui há muita grana. E não é só no Bolso do conselheiro Joduarte ou dos manos Mendes...
CUIDADO COM AS CARTEIRAS !
...........................................................

domingo, 15 de fevereiro de 2009

MILÃO - bagunça consular honorária

Há consul ou não? haverá consul, mas não consulado...
Passou quase um ano (desde Março passado) que foi nomeada uma famosa advogada milanesa para consul hnorária de Portugal na grande metrópole económica da Itália.
Há dias pretendiamos passar por lá e procurámos saber onde nos dirigir para tratar de assuntos consulares. Fomos á Net ver a página do SECP e lá dizem-nos que agora os assuntos daquela regão passaram para a embaixada em Roma, e não aparece Milão na lista de consulados honorários.»

A Embaixada em Roma confirma que passou a abranger aquela área, mas inclui a Drª Daria Pesce na lista de consulados honorários na Itália...»»»

E a Drª Pesce faz grande gala da sua qualidade de "console honorario del Portogallo" no seu site na Net_______________________________________

Enfim: Bagunça consular honorária...
________________________
E agora Hong Kong

Se Milão é a grande praça económica e da moda italiana,(e quando tanto se falou em diplomacia económica) Hong Kong continua a ser a grande praça financeira do Oriente.
Aí, foi o Ministro Martins da cunha que fez desaparecer o consulado português para nomear como honorário o braço direito do bilionário Stanley Ho (o Sr Ambrose So). O que é que Portugal ganha com a entrega de tais funções a esta gente?

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Londres - reforma consular passou ao lado

Continuam por resolver os problemas do serviço consular de Portugal em Londres.
Não há vice-cônsul desde que se reformou o Zé Amador, a falta de pessoal qualificado é patente e denunciada desde há muito. Mas isso não entra na famosa "reforma" do SECP.
Os conselheiros do CCP, que já haviam remetido Carta ao Presidente Cavaco Silva em Outubro passado, agora insistem com o secretário Braga.
Ver as cartas em baixo:
2.Fev.2009 - Carta ao Sec. de Estado das Comunidades Portuguesas
...
... 14.Out.2008 - Carta aberta ao Presidente da Républica
...
Com a devida vénia ao portal tugas.co.uk
http://tugas.co.uk/servicos/conselho_comunidade_portuguesa_reino_unido.html

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Frankfurt - emigrantes preocupados com o futuro do consulado português

Frankfurt-am-Main a metrópole financeira alemã, sede do Banco Central Europeu, que tem na cidade e na sua área de influência largos milhares de portugueses, está cada vez mais abandonada pelo governo português.
O actual governo do Zézito, num miserável documento a que chamou "reforma consular" despromove o consulado de portugal para vice-consulado, ao contrário de outros países que reforçam a sua presença neste importante centro europeu da finança, dos transportes e outros sectores económicos. E os emigrantes portugueses já começaam a notar o abandono: Dizem que já não há cônsul mas, para haver vice-consulado também é necessário que haja vice-consul e a senhora que tem essa função está à beira da reforma, pelo que temem pelo futuro daquela estrutura consular. parece-nos que os protestos não deverão tardar.
...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Santos/Brasil - Portugal inaugura primeiro consulado PALOP - vai haver novela brasileira

Pois vai, vai...
Como se disse aqui em baixo, o Socrático Governo de Portugal trespassou o consulado português, existente na cidade portuária de Santos há mais de 150 anos, para o império de Don Armênio I, o empresário português vice-rei da Baixada Santista. E isto vai dar novela com muitos episódios. É que há muita coisa que tem que ser explicada:
Porquê passar um consulado da administração publica portuguesa para a iniciativa privada? e ainda se lhe empresta funcionárias públicas pagas pelo Estado Português...
É legal passar a base de dados (ficheiro de inscritos) para as mãos de entidades privadas?
Don Armênio contratou um "gestor" às suas ordens, que é cidadão de Cabo Verde e é quem fica a mandar no pseudo-consulado e com ligações informáticas às bases de dados de Portugal.
À atenção da CNDP - a Comissão Nacional de Protecção de Dados pessoais vai ter de se pronunciar sobre isto. E outras autoridades portuguesas terão também algo a dizer.
O "gestor" contratado por Don Armênio é José Augusto do Rosário, presidente da Associação dos Caboverdeanos no Brasil. Presume-se que, para além da nacionalidade de Cabo Verde, também tenha a Portuguesa. É que para os consulados de carreira as chefias (vice-consules e chanceleres) tèm de ser portugueses, não se entendendo que aqui seja diferente.
Mas, o presidente da Associação Caboverdeana até já trabalhou no antigo consulado de Portugal. Lá pelos idos de 74 quando esteve em Santos como cônsul o Dr. Zózimo Justo da Silva (natural de Moçambique) como explica o agora "gestor consular honorário" em artigo no Mundo Lusíada de Maio/2007 »»»

» o que disse o Deputado Carlos Páscoa


Don Armênio na inauguração do seu novo negócio »notícia do Jornal da Orla»»»

_____________________________________________________

O Consulado Honorário Português fica no Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, na Av. Ana Costa nº25, 5º andar, e funciona de segunda a quinta das 9h30 às 13h, e às sextas das 9h30 às 12h.

____________________________
Estejam atentos aos próximos episódios

mau atendimento no consulado em Clermont ?

Angustias no largo do Rato
O Lusojornal de 5 de Fevereiro publica uma crónica de opinião de Paulo Pisco, na qual este responsável do PS exprime angustias sobre um pretenso "mau atendimento no vice-consulado de Portugal em Clermont-Ferrand".
Desconhece-se se já foi oficialmente publicada a reclassificação daquele posto para Vice-consulado. O que se sabe é que o mesmo deixou de ter cônsul (diplomata) e desde 2007 a gerência da casa foi assumida pela funcionária mais qualificada, a chanceler Amélia dos Santos, que o mesmo Lusojornal entrevistou ver Lusojornal de Junho/2007 .
Não se entendem as angustias de Paulo Pisco. Então não foi ele e o seu patrão Lello quem cozinhou a pretensa "reforma consular" que está a ser levada à prática pelo Socratico Governo?
Despromovem vários postos, chamam-lhe "vice-consulados" sem que tenham vice-cônsules para chefiar alguns deles e agora vêm queixar-se de "mau atendimento" e reclamar que se cumpra o Regulamento Consular... Acho bem! Neste caso de Clermont, como não há vice-cônsul que é quem deve chefiar um vice-consulado, como manda o Regulamento, proponho que o posto passe a chamar-se "CHANCELERADO", já que está a ser chefiado por uma Chanceler.
>artigo de Paulo Pisco no Lusojornal 198
>recorte do Lusojornal de Junho/2007 que entrevistou a Chanceler

Enfim... assim vão as reformas de Lello e sus papagaios...

com a devida vénia ao Lusojornal -
www.lusojornal.com
e ao site da ARE http://www.emigrantes.org/

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Santos - Portugal trespassou consulado para o Riviera Group?

O jornal luso-paulista Mundo Lusíada, relata a passagem do consulado de Portugal em Santos para o novo cônsul honorário, o bilionário Armênio Mendes (dono de farto património imobiliário na Baixada Santista) ocorrida a 27 de Janeiro de 2009, finalizando a presença da estrutura de carreura (da administração pública de Portugal) na cidade portuária (e agora também petrolífera e turística) do litoral Paulista que já vinha de há mais de 150 anos... >ver notícia aqui
Interrogámo-nos sobre se o consulado passou para o Riviera Group, pelo facto de, Tanto quanto é do nosso conhecimento, o Sr. Arménio Mendes será irmão de Emídio Mendes, natural de Chão de Couce (Distrito de Leiria) senhor de vastos negócios no Brasil e em Portugal, ligado ao futebol (Académica de Coimbra e outros clubes), bem como ao tal Riviera Group com investimento imobiliário em Coimbra, hotel em Carcavelos, para além de muitos outros no litoral Paulista.

... - ver sites do Riviera Group no Brasil>www.rivieragroup.com.br
ou em Portugal>www.rivierasgps.pt
> O Riviera e as negociatas em São Sebastião »Estadão»»»
...

... Pouco haveria a acrescentar se não houvessem alguns contornos pouco claros que conviria ver esclarecidos pelo Socratico Governo de Portugal, a saber:
1.- Porquê entregar a representação de Portugal na "Baixada Santista" à iniciativa privada? Se até vão emprestar funcionárias pagas pelo Estado Português ao Sr. Consul Honorário, o empresário Armênio Mendes? E mais;
Então é legal, e não levanta nehum problema de de protecção de dados, a passagem dos registos consulares para um escritório privado do Sr. consul honorário?
É que a autoridade portuguesa desta matéria (a CNPD (que funciona junto do parlamento português) levantou um processo há anos atrás ao consulado em São Paulo por causa de, alegadamente, ter sido passada a base de dados dos inscritos no consulado para uma empresa telefónica (ver Deliberação nº 80 /2003 da CNPD)... Então, agora em Santos é passada a base de dados de cerca de 30 mil portugueses inscritos no consulado para as mãos do Riviera Group e "tá tudo na boa"? O que diz a isto a CNPD? Aqui fica a participação para conhecimento público...

(o caso de São Paulo andou andou pelos tribunais,
como se vê por este relatório no site da CNPD)


Mas, ainda há mais; para além dos duvidosos contornos do empréstimo de funcionários do Estado a um escritório privado, o Sr. Honorário contratou a suas expensas um "gestor" caboverdiano para gerir o seu novo negócio... é assim que ele se exprime ao "Mundo Lusíada"»»»

...
E ninguém se arrepia pelo facto de funcionárias pagas pelo Estado português ficarem às ordens de um qualquer "gestor" privado... (e estrangeiro)? É que as leis portuguesas impõem que os vice-consules e chanceleres nos consulados terão de ser de nacionalidade portuguesa... mas aqui, isso já nada vale.Esta gente que desgoverna a área da emigração e comunidades portuguesas, desde o papagaio Braga que puseram num poleiro do Palácio das Necessidades, passando pelos seus "tratadores"Lello e Pisco, do Largo do Rato, até ao Ministro e ao PM terão consciência das "barbaridades" que estão a ser cometidas na rede consular portuguesa?
Não vos admireis que qualquer dia até o benemérito Ossama seja nomeado cônsul honorário de Portugal nas montanhas do Paquistão... E que este, por sua vez, nomeie o seu sogro Mulah Omar como "gestor" do consulado com ligação directa "via satélite" às bases de dados do MNE, do Passaporte Electrónico e do Registo Civil. assim conseguiriam os verdadeiros "documentos falsos" mais baratos do que os que se vendem em Londres a 200 euros...

E chamam a isto "reforma" e "modernização consular"...

E andam por aí os jornais entretidos com o FREEPORT que não passa de uma brincadeira do jovem primo do Zezito...
NOTA:
Há leitores que já comentaram não ser verdade a ligação de Armênio ao Riviera Group, mas que ele terá os seus próprios negócios, integrando o "Grupo Mendes".

Agradecem-se os comentários, Em Especial ao Conselheiro JoDuarte e ao editor do Mundo Lusíada". E todo o mundo pode comentar aqui em baixo...

Mas, à mulher de César não basta parecer séria, é preciso ser mesmo...

E este nome aparece nalgumas leituras onde seria bom não constar, como no livro "o Chefe" escrito em 2006 por Ivo Patarra sobre o escandalo "mensalão" e onde consta este naco de prosa (pág.195):
"Ligações perigosas. A quebra de sigilos telefônicos revela os caminhos do
tráfico de influência nos subterrâneos de Brasília. A CPI dos Correios divulga dados de Silvio Pereira, o ex-secretário-geral do PT que nunca ocupou cargo no governo Lula.
Ele fez 670 ligações para números telefônicos da presidência da República. E conversou freqüentemente com diretores de empresas estatais como Correios, IRB, Furnas, Infraero e Eletronorte, além de Marcos Valério e funcionários das agências dele. Silvinho recebeu 15 ligações do empresário Armênio Mendes, dono de casas de bingo em Santos (SP)"...

O livro está na net, aqui: http://www.escandalodomensalao.com.br/media/pdf/o_chefe.pdf

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PR contra fim do voto por correio

Presidente luso barra fim do voto por correspondência
Agência Lusa -
Lisboa, 3 fev (Lusa) – O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, vetou nesta terça-feira a alteração da Lei Eleitoral que colocava fim ao voto por correio...

Ver: Mensagem do Presidente da República à Assembleia da República, a propósito da devolução do diploma relativo à alteração da Lei Eleitoral para a Assembleia da República

O PR tem razão. Esta Lei não garante mais fiabilidade e segurança da votação, ao contrário do que dizem para aí.
Com a votação durante 3 dias (em milhentos sítios) quem é que garante a segurança das urnas durante a noite? Dirá o SECP que são os funcionários consulares... mas é mentira! Então ele anda por aí a entregar os consulados a honorários, para fazerem xafaricas em mini-mercados e shopings... Em Santos a urna pode ir dormir a casa do ti Armênio Mendes? E lá pelos confins da Venezuela, quem guarda as urnas à noite?

O Engº Lello não tinha mais nada para se coçar do que tratar da Lei Eleitoral a pontapés?

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Venezuela - SECP anuncia consulados a granel...

...
Novo consulado na Venezuela
Diário de Notícias - Funchal - 30 Jan 2009
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, anunciou, quinta-feira à noite, a próxima abertura de um consulado honorário de Portugal na localidade de Carrizal, 20 quilómetros a sul de Caracas e a designação de um cônsul honorário naquela localidade.
As futuras instalações do Consulado Honorário de Portugal vão estar situadas no Centro Comercial Super Lider e foram, quinta-feira, visitadas por António Braga... »DNotícias»
...
Haja alguém que diga a este cavalheiro que, lá por haver comendadores ou candidatos a isso disponíveis para serem nomeados consules honorários, por mais que ele pense que qualquer chafarica num shoping é um consulado de Portugal, tais baboseiras são MENTIRA!
Não resolve nenhum dos problemas dos consulados de carreira na Venezuela (e no resto do mundo) como a falta de profissionais qualificados para um melhor apoio aos emigrantes, e pretende tapar os olhos aos portugueses com chafaricas honorárias. Ó Braga vai-te catar...