segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Londres - queremos um consulado a funcionar !
A comunidade portuguesa na Inglaterra nunca pediu que o consulado de Londres fosse "o melhor do mundo" como o funcionário Pisco diz que é o de Paris.
Mas, os milhares de portugueses que por aqui labutam, ficariam um pouco mais contentes se aquela coisa, pelo menos, fosse o melhor da Grã-Bretanha! Mas, a informação que circula pelos media deveria fazer corar de vergonha o Sr. SECP, os senhores consules, o ministro Amado e o semi-engº Sócrates. Ver abaixo um recorte do jornal comunitário local "As Notícias".
>pdf>>>
...
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
reforma consular honorária
Não se sabe quem é que disse ao presidente da Assembleia Municipal de Braga (que o semi-engº Sócrates trouxe para fingir de SECP nas Necessidades) que os cônsules honorários é que são as instituições adequadas para representar Portugal lá fora, quando toda a gente sabe que nos escritórios dessa gente (regra geral) não passa mais do que tráficos de influências. Mas este governo insistiu numa pseudo-reforma consular a que só o funcionário Pisco descobriu vantagens em Paris. E insiste o governo em privatizar as funções consulares (que são exclusivas do Estado) pretendendo a todo o custo passá-las para as mãos de "beneméritos privados". Assim fez em Orleans, Tours, Milão e Bilbau. O mesmo pretende fazer em Santos (Brasil), insistindo com um dos ricos empresários Mendes (amigos do irmão de Lulla - a contas com investigações policiais).
E nalguns locais, não se tem saído nada bem: Na Bermuda, insistiu com o empresário micaelense Edie Mello, mas este não aceitou. O mesmo aconteceu em Durban com o conselheiro madeirense Elias Sousa que preside ao Rotary Club da quela cidade sul-africana onde viveu e estudou o jovem Fernando Pessoa.
Na Namíbia, parece que o também empresário (hoteleiro) Alfredo Pimenta não quiz assumir tal encargo. E então que faz o governo? "faz de conta" e deixa ficar nalguns sítios umas "tasquinhas consulares" deixando por lá umas funcionárias a "amadurecer" fingindo que existe um posto consular. Ou, como na Bermuda, inventando uma inexistente "presença consular em Hamilton" a assegurar pelo consulado de Londres... e logo este, que mem sequer atende como deve ser os utentes da sua área!
Mas o delírio reina para as bandas das Necessidades: Na ultima listagem de subsídios do FRI, já aparecem a toda a pressa gordos subsídios, entre outros, para os honorários de Bilbau, Orleans e Tours (13mil euros para cada). Mas, o mais gordo (16500 euros) é atribuído ao consulado honorário de Durban que não tem ainda titular nomeado. Quando será que o Tribunal de Contas faz uma auditoria a este regabofe do FRI ? Mas esta reforma consular e todos os seus delírios até precisará mais do que auditorias do TC. Parece-nos que ainda irá parar à PGR (Procuradoria-Geral da Republica), dado assumir cada vez mais contornos de "caso de polícia"!
Londres, a reforma passou ao lado
esta foto tem história... agradeço-a ao Raposo, e podem vê-la no blogue Tugas_UK...»»»
o blog dos tugas em terras de HM The Queen>http://tugasuk.blogspot.com/
consulado em Paris vai para o Guiness...
Assim, não tardará que venha a figurar no livro Guiness de Records.
E o funcionário Pisco que se cuide, pois deverá ser chamado a Oslo, para receber o Prémio Nobel da Aldrabice!
Também, se não funcionasse como deve ser, depois dos milhões que lá foram gastos, e da destruição de outros 5 postos para ali concentrar os serviços de todo o Centro/Norte de França.
Fechou Versalhes e Nogent (o que fizeram aos edifícios?), bem como os de Orleans e Tours (aqui, privatizando a função consular para 2 amigos honorários, que já levaram os competentes subsídios do FRI -13 mil cada um - no 1º semestre deste ano). Extinguiram o de Lille, para deixarem lá uma simples "tasquinha consular"...
Paris, que já tinha umas dezenas de funcionários, encaixaram lá outras tantas dezenas. Alguns têm que ir e vir mais de 100 kilometros para ir trabalhar (de Orleans ou Tours)...
E em que é que a dita "reforma consular" já melhorou o que quer que seja noutros postos consulares (na Europa e fora dela)? - A seguir, voltaremos a falar de Londres, de São Paulo, de Caracas e outras cidades....
----------------------------------
...
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Subsídios do FRI - 1º semestre de 2008
e não digas que vais daqui...
CONTINUA O REGABOFE!
A Listagem n.º 364/2008, D.R. n.º 181, Série II - do Ministério dos Negócios Estrangeiros - Secretaria-Geral - sob a epigrafe de «Lista de subsídios atribuídos pelo Fundo para as Relações Internacionais I. P., durante o 1.º semestre de 2008», divulga o conhecido regabofe com os dinheiros públicos que é publicado de 6 em 6 meses. Desta vez, e para não destoar, continua a ser a MUDIP (a "sopa dos pobres dos diplomatas") a principal beneficiária: arrecada quase 2 terços dos mais de 714 mil euros de subsídios. E, o que é mais irritante, é que isto é uma subsidiação self-service, ou seja; O secretário-Geral do MNE é tampem o presidente do FRI e diplomata (sócio/beneficiário da Mútua). Grande carreira! Mais nenhuma (médicos, juizes ou professores) tem tal privilégio de ter a mão na massa.
Mas há beneficiários novos, para além dos consules honorários. Voltaremos ao assunto mas, por agora, registe-se a pressa com que foram despachados subsídios antes até de os titulares estarem nomeados no Diário da República; e lá vão para Bilbau, Durban, Orleans e Tours mais de 70 mil euros. É fartar vilanagem!
Santos__SP___Brasil - núvens sobre a cidade...
Saiu por aí nos jornais(>ver notícia ), que o Governo Português iria nomear cônsul honorário de Portugal em Santos (Brasil) o Sr. Armenio Mendes. Depois da "bronca" que foi a nomeção do "mafioso dos bingos" em Cabo Frio, recomenda-se ao Governo que tenha mais cuidado com as suas nomeações...
O embaixador Seixas da Costa, que está a fazer as malas para saír de Brasília, que investigue antes de ir embora.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Tanto alarido para tão poucos votos...
O Engº José Lello, de vez em quando, talvez por falta de pulgas para se coçar, inventa ideias peregrinas que impinge ao Governo ou ao Parlamento. Àquele, impingiu a famosa reforma consular dos fechos de serviços e invenção do famoso consulado virtual. Ao Parlamento, quer agora impingir uma alteração à lei eleitoral para pôr os emigrantes a ir votar aos consulados (que ainda funcionem) durante 3 dias, coisa que nunca ninguém nas comunidades portuguesas alguma vez pediu. Comprou mais um alarido absolutamente desnecessário!
>notícia JN»»»
>outras
notícias»»»
Porque será que esta gente não gasta o seu tempo a resolver os problemas que existem de facto, nomeadamente no apoio consular aos emigrantes?
Urge dotar os consulados dos meios adequados e pô-los a funcionar como deve ser, em vez do miserável sistema de marcação prévia que só serviu para fazer desaparecer as bichas (filas) à porta deles. Agora, passámos a ter bichas virtuais. As pessoas inscrevem-se e depois esperam em casa 6 meses até serem chamadas... BRILHANTE!!!
Porque será que aquela porra do consulado não funciona com uma máquina distribuidora de senhas, sendo as pessoas atendidas por ordem de chegada, como funciona qualquer estação dos Correios em Portugal? Responda quem souber.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Londres - continua a pouca-vergonha...
Denuncia o conselheiro António Cunha
Diário de Notícias - Funchal - 9 Set 2008
Cavaco alerta Governo...
Jornal Mundo Lusíada -
Cavaco Silva deixou claro, em pronunciamento durante a sua visita oficial a Polônia, que é fundamental o reforço nas verbas destinadas à rede consular ...
“É preciso reforçar consulados”
Correio da Manhã - 3 Set 2008
O Presidente da República lançou ontem em Varsóvia, durante um seminário diplomático, um aviso ao Governo sobre a necessidade de se "reforçar a rede ...
Oposição alinha com PR na necessidade de investimento na rede ... Sol
+notícias relacionadas »»»