sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Tribunal de Contas critica MNE

Por atrasos na informatização da rede consular

Mais uma vez o TC vem arrasar as «competências» do Palácio das Necessidades. Segundo o Diário de Notícias, "o TC emitiu ontem um relatório em que critica o Ministério dos Negócios Estrangeiros por não ter ainda completado a reforma informática da rede consular, iniciada em 1999". Segundo o TC, "persiste a ausência de um adequado planeamento físico e financeiro dos investimentos com referência a um calendário claramente estabelecidos e responsabilizante para os respectivos gestores"... »ver notícia DN»»

»Relatório de Auditoria nº 3/2008 - 2ª Secção »»
...
Cremos até, que a dita informatização se havia iniciado em 1994 (há quase 14 anos). E esta matéria havia já sido objecto de auditoria em 2005 »ver Relatório do TC-2005»»
E diz esta rapaziada que está a fazer uma reforma consular... e que era para ser feita em 2007...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

outra tasca na Suíça


No cantão do Ticino (região da Suíça de fala italiana) vinham os emigrantes portugueses a reclamar há anos uma estrutura consular. Com a actual "reforma consular" em curso, decidiu o Governo fechar o consulado em Milão, aproveitando o pessoal e equipamentos para abrir uma "baiuca" em Lugano. E parece que já lá está. Só que os portugueses que se dirigem a esse balcão ainda não petiscam nada. Dizem que não está ainda ligada à rede informática do MNE e não haverá informáticos para resolver o assunto. Já no consulado em Zurique, de onde este escritório de Lugano dependerá, estiveram sem informática recentemente por um longo período. E o encerramento do consulado em Milão é, para muitos, um tremendo erro, dado essa cidade ser o coração da região mais rica e económicamente dinâmica da Itália. Quando tanto se falou de diplomacia económica. E assim vamos de reforma...

Tascas consulares

Porque nos foi perguntado, convém esclarecer que, não estavamos a referir-nos ao "consulado honorário" em Rouen do qual (só por acaso) é titular um negociante de vinhos (ocupação tão digna como a de agente de viagens, padre ou outra qualquer). Este termo, utilizado no post anterior, era só para ilustrar a tendência do Governo actual (tal como os anteriores) para abrir "baiucas" com precárias condições em locais que a comunidade de emigrantes justificaria uma estrutura mais digna. A título de exemplo, veja-se o caso da Córsega. Os portugueses aí residentes há muito que reclamavam "um apoio consular de proximidade". Então, trataram de lá mandar abrir um escritório dependente de Marselha. Para abrir a chafarica, foi enviado para Ajácio um vice-cônsul disponibilizado de um dos consulados que o Governo anterior fechou em França. O mesmo fartou-se de reclamar que nem tinha "fundo de maneio" para a limpeza do escritório, tendo de a fazer ele próprio e pagar o SONASOL do seu bolso. Mas, o pior, é que ninguem se lembrou que o homem estava à beira da reforma. E já saiu o seu nome na lista dos aposentados da CGA a partir de Março. Esperamos que arranjem outro funcionário qualificado para manter aberta esta porta na ilha do Napoleão...

Voltaremos às tascas...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A rede consular "reformada"

Em França, Paris - um hipermercado,


na província (e nalguns outros países),
tasquinhas consulares

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Damos uma caixa de pasteis de Belém

Estes (virtuais) são para o blog da Embaixada de Portugal em Paris,
http://www.embaixada-portugal-fr.org/blog/blogger.htm
Em baixo dizemos porquê.

Porque esse blogue merece. Não sabemos se a iniciativa partiu do embaixador ex-ministro António Monteiro. Mas que o blogue é importante para divulgar novidades ninguém duvida.
Há um mês atrás, anunciava triunfalmente "a entrada em funcionamento do Consulado Virtual".
E ia mais longe: anunciava os "actos que ali podem ser realizados on-line", nomeadamente;
- Certidão de nascimento; Certidão de óbito; Certidão de casamento; Certificado de bagagem; Certificado de residência; Certificado de importação automóvel; Certificado de exactidão de tradução; Pedido de legalização de documentos públicos...
Ora, estava a ser mais papista que o Papa, já que o tal Desvirtuado não executou ainda nenhum destes actos consulares. Por isso, o blogue parisiense merece estes pastéis virtuais!
Mas oferecemos uma caixa deles (verdadeiros e quentinhos) enviados de Lisboa por mala diplomática ao primeiro cidadão que conseguir tratar de algum desses cocumentos no tal consulado virtual. Assim, logo que tiver na mão qualquer documento tratado por essa via, não esqueça, venha aqui pôr um comentário e informar a sua morada (ou envie e-mail) e remeteremos de seguida para a sua morada a caixa de explendorosos Pastéis de Belém.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

consulado em Versailles 1972 - 2008


Nem nos deixaram comemorar o 36º aniversário...

Destruição consular - Despachos publicados hoje no DR

Saíram hoje no Diário da República os primeiros Despachos a a executar a Resolução do Conselho de Ministros de Maio passado sobre a chamada "reforma consular".
Resumindo:
Começando por Espanha; extingue os consulados em Madrid e Bilbau, passando as respectivas áreas para uma secção consular da Embaixada em Madrid.
Outro Despacho extingue o consulado em Milão, Itália, já mandado fechar há semanas.
O seguinte trata da França; extingue de uma assentada os consulados de Orleans Tours (já fechados) e Lille.
Não há ainda qualquer Despacho sobre Versalhes (previsto para encerrar hoje as portas) nem para Nogent-sur-Marne, ou para Toulouse que também se encontra ma "lista negra". Nada se sabe ainda também sobre Roterdão/Haia.
Por último, um outro Despacho dá a machadada final no consulado em Hamilton, Bermudas, com efeitos a 18 de Janeiro. Este já se encontrava ao abandono há vários anos. Aqui fica evidenciada mais uma vez a mentira do SECP de que "nehum posto fecharia sem estarem criadas alternativas satisfatórias". Não está nada disso assegurado na Bermuda e noutros locais! E não venham com a treta do VIRTUAL que não funciona para coisa nenhuma!
____________________

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Amanhã fecha o consulado em Versalhes

Comunidade protesta!
informa o texto abaixo, que nos chegou hoje:


Tal como era previsível e ao inverso dos anúncios feitos pelo Governo, a actual condução do processo de encerramento dos consulados de Portugal em França está a ser feita de forma atabalhoada e “virtual”. Essa situação já está a prejudicar a Comunidade e dá a mostrar aos franceses uma imagem de Portugal que não queremos e que até nos envergonha.

Tanto o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, como o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, sempre afirmaram que nunca haveria encerramentos de postos consulares enquanto não fossem garantidas alternativas credíveis e operacionais.
No entanto, a Comunidade sabe que a realidade é bem diferente:

Como era de esperar, o Governo está a proceder aos encerramentos dos postos consulares sem ter o cuidado, nem o devido respeito, de informar a Comunidade do que vai acontecer no futuro. Ou seja, o Governo sabe fazer propaganda, mas é incapaz de dar informação útil à Comunidade!

Três mêses depois da “inauguração” pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do “consulado virtual”, o mesmo continua no mesmo estado virtual. Até esta data, dos escassos compatriotas que solicitaram senha de acesso, nenhum a recebeu!

Os 500 quiosques electrónicos “fantasmas” que o Governo disse ter encomendado, em Março do ano passado, andam perdidos pelos meandros do Palácio das Necessidades!

Tardam as nomeações dos Cônsules honorários para Orléans e Tours. O Governo esquiva-se e fala de atraso, mas omite de dizer que a principal razão do atraso deve-se ao facto das autoridades francesas terem por enquanto decidido de indeferir o pedido de agrément apresentado pelo Governo português!

As permanências consulares semanais nas cidades de Versailles e Nogent-sur-Marne, que o Governo escreveu preto no branco na Resolução do Conselho de Ministros de Março do ano passado, ficaram no esquecimento! O Governo não só não respeita compromissos eleitorais assumidos perante a Comunidade como não respeita as suas próprias Resoluções publicadas em Diário da República!

O Governo autoriza-se, à revelia das leis da República, a encerrar os postos consulares de Orléans, Tours e Versailles, sem que para isso haja, como o exige a lei, um despacho assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros! Mas afinal, Portugal é um Estado de Direito ou uma República das bananas? Será que agora as leis da República aplicam-se aos cidadãos, menos aos do Governo?

Lembramos ainda que no passado dia 9 de Agosto, aquando da manifestação na Praça do Rossio, o Governo, pela voz do seu Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, anúnciou à comunicação social que nenhum consulado seria encerrado.
Agora encerra-os e de forma caótica. Mais, perante tal situação, o Governo continua a afirmar de forma SIMPLEX que tudo se passa como previsto e sem sobressaltos.

Tanta arrogância, desprezo e incompetência, prejudicam e ferem os direitos e a dignidade da Comunidade!

Assim, de forma a que seja reposta a legalidade, vários membros dos Colectivos de Defesa dos Consulados de Portugal em França, dirigiram uma queixa ao Provedor de Justiça, Doutor Alberto Freitas do Nascimento Rodrigues, contra o Governo Português, em particular, contra o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado e contra o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, por desrespeito do artigo 4 do Decreto-Lei n.° 126/2006 de 8 de Agosto e da Resolução do Conselho de Ministros n.° 66/2007 de 7 de Maio.

O Governo anunciou para amanhã, dia 15 de Fevereiro, o encerramento do Consulado de Versailles.

Uma delegação dos Colectivos de Defesa dos Consulados de Portugal em França deslocar-se-á ao Consulado de Versailles para exprimir o seu desagrado pela forma absurda e ilegal com que o Governo está a conduzir o processo dos encerramentos, em prejuizo e contra a vontade da Comunidade e para manifestar solidariedade para com os trabalhadores desse posto consular.
Às 14h30, os membros da delegação prestarão declarações à comunicação social.
_________________________________
assinam António Fonseca e Parcídio Peixoto




Cônsules Honorários - O SECP adora-os...

O presidente da Assembleia Municipal de Braga, que o engº. Sócrates "travestiu" de Secretário de Estado para os emigrantes, deve ter uma fixação por cônsules honorários. Senão não gastava tempo acorrer atrás deles e e tinta a "desnomeá los a seu pedido" e a nomear outros a seguir, como se vê nos Despachos abaixo, publicados ontem no DR.

E, já que falamos em Honorários: SEXA deslocou-se por estes dias ao Sul da África, acompanhado de luzidia comitiva que incluia a antiga antecessora na pasta Manuela Aguir e a madame Maria Baroso... (lá irão mais uns subsídios do FRI)...
Lá chegado, tratou de anunciar a escolha de um cônsul honorário para Durban, capital do Kwazulu/Natal, onde pretende encerrar o consulado de carreira. Coube a sorte ao empresário madeirense Elias de Sousa. Só que o mesmo veio a recusar essa nomeação dizendo que queria meia dúzia de funcionários emprestados (e um que entenda bem as rotinas consulares, porque ele não percebe nada disso). Brilhante!
Melhor sorte terá tido na Namíbia, onde aponta para nomear cônsul honorário em Windhoek o empresário hoteleiro Alfredo Pimenta (Safari-Hotel). Aqui, parece ser a comunidade que não está pelos ajustes; dizem que nunca viram o tal senhor nas iniciativas comunitárias... »»notícia MP»»»
Por favor: haja uma alma caridosa que explique ao senhor Braga que consulados honorários não são um serviço do Estado para prestar serviços aos cidadãos. São entidades privadas que tratam dos seus negócios! Um amigo nosso dizia que Consulados nonorários são "meros escritórios de tráfico de influências". E o engº Lello até pode dizer ao seu companheiro Braga que teve uma vez que exonerar um que se dedicava a outros tráficos; foi apanhado em Algeciras com a bagageira cheia de materiais esquisitos vindo de Marrocos.
E a história de Cabo Frio, no Brasil, será que ainda pode vir a repetir-se com outro personagem?
Haja pachorra!...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Rede consular no Brasil

Dúvidas luso-brasileiras: culpa do MRE, do MNE, ou da Embaixada de Portugal em Brasília ?
Longe de nós qualquer interesse em levantar atritos ou desavença diplomática entre nossos países irmãos. Mas, chegou-nos por um amigo a listagem da rede consular de Portugal no Brasil, acedida no site do MRE em http://www.mre.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1083&Itemid=490

e notámos de imediato várias incongruências que gostaríamos de saber de onde partiram:
Há dados que serão só mera desactualização do site: O Consulado Geral de portugal em São Paulo já não é na Av da Liberdade, nem o consul é Fezas Vital.
Em Porto Seguro Silene sambrano já foi exonerada de consul honorária.
Mas há coisas na Lista, que até parecem ter sido transmitidas ao MRE por engano;
consta lá que o consulado de Santos já é honorário e não é verdade. Bem como menciona Vice-Consulados em Belém, Recife e Fortaleza que ainda só são meras intenções da chamada "reforma consular".
Ó Embaixada em Brasília, diz lá quem é que andou a informar mal o Palácio do Planalto.
Foste tu? ou o Palácio das Necessidades?

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Extinção de consulados SIMPLEX

Para quê diplomas legais publicados no Diário da República?
Agora é via fax e blogs, SIMPLEX!

Nem o ex-cyberdeputado José Magalhães (agora secretário de estado no MAI) alguma vez imaginou os avanços que iriam ocorrer no MNE neste oitavo ano do século XXI.
Este ministério, fidelíssimo à filosofia SIMPLEX e, não contente por se dispensar do mero cumprimento das leis, nomeadamente do Regulamento Consular, vai extinguindo consulados sem fazer publicar os adequados Despachos Ministeriais previstos no Regulamento. Nem se conhece qualquer Portaria a alterar as respectivas jurisdições territoriais dos consulados...
Para quê? Agora, basta uma mera comunicação por fax para os postos fecharem as portas; foi assim em Orleans e Tours no mês passado, sem terem tratado dos dos procedimentos necessários à transferência dos trablhadores desses postos para Paris .
Mas agora para fechar Versailles e Nogen-sur-Marne, já estão a ficar mais refinados: Já há uma publicação! no DR?, NÃO, no blogue da Embaixada de Portugal em Paris! (www.embaixada-portugal-fr.org/blog/blogger.htm).

Nesse conhecidíssimo e oficial meio de comunicação consta um COMUNICADO datado de 7/2/2008 onde se informa que :
"No dia 15 do corrente mês, os serviços do Consulado de Portugal em Versalhes serão transferidos para o Consulado-Geral de Portugal em Paris, para o qual serão igualmente transferidos os serviços do Consulado de Portugal em Nogent-Sur-Marne, a partir do dia 14 do próximo mês de Março. Os utentes das áreas daqueles Consulados deverão a partir das referidas datas contactar com o Consulado-Geral em Paris"...
Mas, diz mais; comunica que, "a partir de 1 de Abril, o horário (do CG em Paris) será alterado, passando o Consulado-Geral a funcionar ininterruptamente das 8h00 às 20h00". Está tudo decidido? Já estão organizados os turnos e negociados com o pessoal? Pfff, formalismos para quê? Decide-se e manda-se publicar - no blogue! SIMPLEX

Será isto o Estado de Direito do género feminino ?

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

São Paulo - Glamour consular

O consulado-Geral de Portugal na capital Paulista mudou, há tempos atrás, da velha Casa de Portugal para uma avantajada moradia (na zona rica dos Jardins) que até hoje ninguém sabe quanto custou.
E, durante algum tempo, houve protestos dos portugueses, que se queixavam das dificuldades em entrar nessa casa portuguesa (e paga com o dinheiro dos portugueses).
...
Pois agora a casa virou "local de eventos da »socialite» paulista", como o recente aniverário da
revista de noda JOYCE PASCOWITCH...
fonte: Glamurama,
http://www.glamurama.com.br/materias/461501-462000/461715/461715_1.html
+info aqui

Cá está um exemplo do glamour da reforma consular.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Consulados Portugueses: Cortando as Raízes

Artigo de Douglas Cavallari de Santana, jornalista, - Brasil »»»





Antigo consulado português na cidade de Botucatu
interior do Estado de São Paulo
______


"Diz-me
Se fazem as leis por medida
Pra ficarem na gaveta
E nos fazerem de tolos"
Xutos & Pontapés, banda de rock portuguesa, em "Diz-me"... +»»